BLOG DO ANGRENSE URBANO...

PENSANDO E DISCUTINDO O URBANISMO DE ANGRA DOS REIS.
ANALIZANDO AS TROCAS ENTRE AS PESSOAS E O ESPAÇO URBANO ANGRENSE. O QUE UM OFERECE AO OUTRO.
ABRINDO OS OLHOS PARA O CAMINHO DO CONFORTO AMBIENTAL, AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
NÃO É UM BLOG POLÍTICO, É TÉCNICO!

sábado, 15 de novembro de 2008

As Ruínas do Convento de São Bernardino de Sena (Parte 03)


No ano de 1883, Gal. Honório Lima, então Deputado da Assembléia Provinçal, propunha que alí fosse instalado um depósito de menores (projeto de lei n°3280).Seis anos depois, o Governo Imperial quis que alí fosse instalado o Imperial Colégio Militar. No entanto, concluiu-se inviabilidade por não haver planície suficiente para a prática de exercício.
Muitos anos seguiram-se sem que qualquer reparo fosse realizado no convento e na igreja, já que não havia para a Província razão para tal diante da completa ausência de moradores, até que em 1909 ruiu todo o telhado. A partir daí, a todos os síndicos nomeados cabia apenas limpar as muralhas denegridas, o chão e a ladeira, receber a esmola dos aluguéis, fazer alguns consertos e obstar a abusos. Ao imponente convento restava apenas suprir a enorme deficiência de espaço para o sepultamento, tomando assim toda sua área para tal fim. A igreja também contou com a mesma sorte do convento. Desde que cessaram os reparos as goteiras foram se multiplicando e os rombos abriram-se no telhado, apodrecendo o madeiramento e todas as cadeiras do côro em madeira de lei.
A consagração oficial como ruína aconteceu em 1924 quando, por ordem dos Superiores, foram desmontados os altares laterais e recolhidos à capela-mor, e esta, fechada por uma tapagem de tábuas.
(continua)

Nenhum comentário: