BLOG DO ANGRENSE URBANO...

PENSANDO E DISCUTINDO O URBANISMO DE ANGRA DOS REIS.
ANALIZANDO AS TROCAS ENTRE AS PESSOAS E O ESPAÇO URBANO ANGRENSE. O QUE UM OFERECE AO OUTRO.
ABRINDO OS OLHOS PARA O CAMINHO DO CONFORTO AMBIENTAL, AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
NÃO É UM BLOG POLÍTICO, É TÉCNICO!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

borracha na história, hoje.

As fachadas antigas do entorno do mercado redondo sofreram hoje um crime. Os resquícios de seus ornamentos, que nos garantiam visualizar e até recuperar a história arquitetônica, foram simplificados à paredes lisas. Por que apagar a história verdadeira? Por que um muro representando um Brasil Colônia foi apagado e construído uma falsificação, uma farsa arquitetônica, uma cenografia. Não precisamos disso! Amamos nossa Angra peixe com banana, caiçara, colonial antiga. Não queremos morar numa Disneylândia. Preservamos nossa história, nossa cultura, nossa identidade. Não queremos nos enganar, nem enganar a ninguém. Definitivamente, Angra não precisa de intervenções assim! É uma pena o Inepac ser uma instituição falida, aprova projetos absurdos, sabe Deus como! É uma pena o Iphan pouco olhar por Angra dos Reis, eles, os Federais, costumam ser competentes. É uma pena não existir um Departamento de Patrimônio Histórico decente na CULTUAR, nem ao menos um historiador ou arquiteto! é uma pena ...

Um comentário:

Anônimo disse...

A disposição arquitetônica aplicada a Angra dos Reis nos últimos anos são meras cópias de situações europeias.Nossa alcaide , em suas intermináveis viagens ao velho continente, além de salvaguardar seu ''din din'', aproveita para ficar copiando aqui as coisas de lá.Todas as praças dispõem de áreas imensas descobertas; e olha que árvores são o que mais temos por aqui; típicas de praças européias, onde os cidadãos torcem para conseguir tomar um solzinho, ao contrário daqui onde precisamos de sombra.Aquele muro na praça do mercado , me desculpem, ação ridícula.Melhor seria , ainda que com dinheiro público, entendam seria mais barato, fazerem a manutenção das fachadas dos prédios originais em seu entorno.Ao invés do muro que marginaliza os vizinhos, afinal marginalizar pessoas é questão de honra deste senhor.Mas essa mania de disfarçar...como já dizia o filósofo Azerbaijano: '' o hábito do cachimbo faz a boca torta'.Mania de esconder as coisas.Essa praça tá dando o que falar e , falando nisto, foi justo se gastar R$60.000,00 em um banner quando se poderia, com esse valor construir duas casas populares?E com material decente.Com a pura finalidade de enganar as pessoas.
Ainda ontem um amigo me disse que o governo a assumir será autônomo.Esta é mais uma que eles mesmos estão espalhando para que o povo, babaca, digasse de passagem, passe a acreditar em conto de fadas.
Falando em conto de fadas, parece que o ''capo'' não anda cumprindo com os acordos.Acordos pesados e de grana.Assim a eleição pode babar.Já existem bocas dispostas a pagarem um trombene, no mínimo um trompete vai rolar.E assim caminha nossa Angra........parece que o trompete vai tocar de cara no terreiro dos pastores.Ta dado o recado, somente Hitler podia quebrar acordos assim sem mais nem menos, 'JOJÔ'' NÃO PODE. OU VAI PAGAR PRA VER?Amén.