BLOG DO ANGRENSE URBANO...

PENSANDO E DISCUTINDO O URBANISMO DE ANGRA DOS REIS.
ANALIZANDO AS TROCAS ENTRE AS PESSOAS E O ESPAÇO URBANO ANGRENSE. O QUE UM OFERECE AO OUTRO.
ABRINDO OS OLHOS PARA O CAMINHO DO CONFORTO AMBIENTAL, AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
NÃO É UM BLOG POLÍTICO, É TÉCNICO!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Muita cautela na ocupação do nosso verde!

É o que devemos ter!

Sou contra a criação de grandes áreas de reserva (proteção, preservação etc) . Ou mesmo essa estória de cinturão verde. Temos que aprender a habitar a natureza.
Não podemos impedir que o verde seja ocupado. Antes nossa região era toda verde, mas a ocupação foi necessária e ela em si não é problema. O problema é que a ocupação foi aumentando e se descontrolando. Esse crescimento não foi "sustentável". A vida foi ficando mais difícil, a população foi ficando mais ignorante. Suas casas são reflexos de sua cultura. A cidade é reflexo da cultura do povo que nela vive (e isso é óbvio).

A ocupação do verde é possível! De forma não agressiva. Contudo, os "proprietários" da terra e os "construtores" não lucrariam tanto. O turismo não seria tão voraz (vide as últimas transformações do Abraão e os últimos Resorts). Mas duraria mais tempo, quem sabe para sempre.

Precisamos de planejadores competentes!
Precisamos de um povo consciente!
Dinheiro, que é o mais difícil, nós já temos!
Essa foto é do primeiro crime ambiental que eu percebi na vida. (Angra In - Praia Grande - Estrada do Contorno)

3 comentários:

Anônimo disse...

Antigamente aí no lugar desse concretão era uma linda cachoeira!

Anônimo disse...

E eles também fecharam o acesso à praia pela escada que vai até a Est. do Contorno diversas vezes. O cais do Angra Inn (é bom dizer o nome pois nem todos reconhecem pela foto) interrompe a faixa de areia de forma irregular e é fechado aos cidadãos para embarque e desembarque, o que é contra a Lei Orgânica do Município.

No início do governo Fernando Jordão protocolei uma queixa na prefeitura mas o Fernando teve a coragem de dizer: "não posso fazer nada pois eles me ajudaram tanto na minha campanha..."

Isso para não falar na cachoeira, porque infelizmente não tem volta. Mas o acesso ao cais e à praia só depende da boa vontade e firmeza dos resposáveis, mas aí a "coisa pega"!
É uma pena.

FERNANDO MIGUEL disse...

Acredito que a conscientização da população é o primeiro passo. O segundo é a organização de grupos pensantes e influentes que possam cobrar e exigir (com o apoio da população) os consertos necessários aos problemas da cidade.
Quando foi a última vez que vocês viram o povo fazendo alguma manifestação contra as praias fechadas e os muros altos fechando a paisagem na Estrada do Contorno???
PENSEM!