BLOG DO ANGRENSE URBANO...

PENSANDO E DISCUTINDO O URBANISMO DE ANGRA DOS REIS.
ANALIZANDO AS TROCAS ENTRE AS PESSOAS E O ESPAÇO URBANO ANGRENSE. O QUE UM OFERECE AO OUTRO.
ABRINDO OS OLHOS PARA O CAMINHO DO CONFORTO AMBIENTAL, AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
NÃO É UM BLOG POLÍTICO, É TÉCNICO!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Urbanização da Costeirinha

As Costeirinhas (1, 2 e 3) são prainhas pequeninas com águas aparentemente próprias para o banho. Pouca área de areia e muitas pedras onde encontramos as baratinhas medrosas.
A antiga calçada que liga o São Bento com o Colégio Naval era muito estreita e não tinha guarda corpo, era realmente perigosa. A obra da ciclovia e da nova calçada representa uma melhoria na qualidade de vida dos moradores do local que vão poder usar o espaço urbano de forma mais confortável. O trecho ficou apropriado para a prática da caminhada, pedaladas sem conflitos com os pedestres e ainda ficou mais segura para crianças. Pena que o guarda corpo metálico não vai durar mais de 4 anos. A maresia é terrível.
A escada de cimento ficou muito bonita e confortável, mas também começará a rachar e se deformar em breve (água mole em pedra porosa faz estrago). O guarda corpo da escada é branquinho, branquinho... já vi pintando de branco três vezes em 15 dias, e continuam sujando.
Fizeram um deck de madeira.... deckzinho, dá para umas duas ou três famílias apertando um pouco. O guarda corpo é de cabo de aço. Tão mal especificado que com as mãos é possível retirá-los. O que já aconteceu, roubaram uma linha. O cabo não impede que uma criança caia do deck (será que não perceberam isso?).Em cima, muito inteligentemente não ocuparam com nada. Dessa forma o espaço pode ser aproveitado de maneiras diferentes, mais livre. Muito em breve deve aparecer um quiosque ou um banheiro subterrâneo... não aconselho.
Um ponto positivo destacável é o bicicletário. Por que não temos dezenas desses espalhados pela cidade? +bicicleta=+saúde pública+qualidade urbana.
Um objeto nas pedras me chamou a atenção, um pedaço de muro. Por que não retiram dali já que fizeram uma obra tão grandiosa? Custava muito dar umas marretadas e mandar recolher o entulho?

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, muito bem colocada suas observações.

Feliz Natal e muitas realizações em 2009.

Contamos com você para ajudar a vigiar nossa cidade.

Patricia.