BLOG DO ANGRENSE URBANO...

PENSANDO E DISCUTINDO O URBANISMO DE ANGRA DOS REIS.
ANALIZANDO AS TROCAS ENTRE AS PESSOAS E O ESPAÇO URBANO ANGRENSE. O QUE UM OFERECE AO OUTRO.
ABRINDO OS OLHOS PARA O CAMINHO DO CONFORTO AMBIENTAL, AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
NÃO É UM BLOG POLÍTICO, É TÉCNICO!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

EREA LESTE 2010 em Angra dos Reis

Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) - Quando eu era estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense frequentei alguns EREA´s e ENEA's. Participei de concursos, debates, mesas redondas, palestras, oficinas, workshops e muitas outras atividades que acontecem durante os 4 dias de encontro. Em Paraty aconteceu em 2002, muitos trabalhos foram desenvolvidos com a comunidade da Maguerira e Ilha das Cobras (área mais "pobre" próxima ao Centro Histórico). Segundo nosso amigo Urbanixta, estudante da Federal de Viçosa (eu acho), existe uma possibilidade deste encontro acontecer em Angra dos Reis. Caso seja verdade, acho que devemos nos mobilizar para que realmente aconteça. Angra tem pouquíssimos alunos em Universidades Federais. Desse grupo, a maioria não volta para Angra, prefere sofrer com a péssima qualidade de vida das capitais, mas com emprego e trabalho garantido (nem sempre).

O fato é que muitas cabeças universitárias na cidade, analisando, pensando, discutindo, debatendo, propondo, colaborando para soluções das questões urbanas, arquitetônicas e ambientais, seria de grande valia para o nosso município. Normalmente trazem os melhores profissionais e professores da região (sudeste) que contribuem através da propagação do conhecimento adquirido em forma de Soluções Urbanas.
Quem sabe nossos gestores prestam atenção no que esse grupo tem a dizer?

Angra tem duas frentes de trabalho com o Urbanismo: a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e o Comunidades Angra. Os dois nem se falavam durante a gestão do prefeito anterior, agora começaram a se conhecer. O Comunidades Angra trabalha com base numa cartilha produzida pela Agência 21 (plágio da Agenda 21 da eco 92). Deve ter custado uma fortuna o trabalho produzido por essa agência que nada mais é do que o conteúdo que os alunos de Arquitetura e Urbanismo estudam nas Universidades (quando a universidade é de qualidade). Mas Angra não tem Universidade de Arquitetura, e os bons profissionais de Urbanismo da prefeitura são calados ou brecados pelos políticos incompetentes hierarquica e diretamente superiores a eles. O concurso para servidores do ano passado ofereceu quatro vagas e rendeu 100 Arquitetos na lista de espera, apenas dois foram chamados. Os contratados da prefeitura que fizeram a prova deram vexame. O melhor colocado ficou a baixo do 25º, gente experiente que perde de longe para a garotada mais bem preparada e com melhor afinidade com as novas tecnologias e conceitos da Arquitetura e do Urbanismo. Alunos como estes que, se Deus quiser, estarão aqui no EREA 2010.
Urbanixta, entre em contato comigo, vamos fazer esse encontro acontecer! Depois o povo e os políticos agradecem. E a galera também.

Um comentário:

Urbanixta disse...

CORREÇÃO:
Sou da Federal de Juiz de Fora.
Abraços!