BLOG DO ANGRENSE URBANO...

PENSANDO E DISCUTINDO O URBANISMO DE ANGRA DOS REIS.
ANALIZANDO AS TROCAS ENTRE AS PESSOAS E O ESPAÇO URBANO ANGRENSE. O QUE UM OFERECE AO OUTRO.
ABRINDO OS OLHOS PARA O CAMINHO DO CONFORTO AMBIENTAL, AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
NÃO É UM BLOG POLÍTICO, É TÉCNICO!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Asfalto ou Paralelepípedo?

Atraídas pela imagem da modernização, as pessoas não percebem que asfaltar a cidade toda é um equívoco. A velocidade dos carros aumenta, aumentando os riscos para o pedestre. O asfalto impermeabiliza o solo e impede que parte da água seja absorvida pela terra. Toda a drenagem passa a depender da sarjeta limpa e dos bueiros desentupidos. O fato de não termos calçadas decentes no centro (com exceção da rua do Comércio) faz com que, para alguns, o asfalto chegue bem vindo. Como dizem: "o angrense só anda na rua". Anda porque não tem calçada!
O paralelepípedo não necessita manutenção, recapeamento. O acesso às tubulações enterradas é mais fácil e barato.
Outro problemas que observamos no Centro é que o asfalto foi executado por cima do paralelepípedo, ignorando a altura da calçada. Quando chove forte o meio da rua fica drenado e a calçada alagada. Se percebermos as lojas da Coronel Carvalho, todas tem um degrau, ou uma barreira para impedir a invasão da água da chuva (0 que também impede ou dificulta o acesso de cadeirantes). Um problema quando não resolvido puxa outros.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meus avós moram no bracuhy e sempre pediram para asfaltar a estrada... eu sempre fui contra e disse para eles pedirem para usarem paralelepipedo ou aquele bloco octogonal.
Minha rua, em um morro do centro da cidade é uma que foi asfaltada, e já tinha pavimento de paralelepipedo, na época, alguns moradores elogiaram "porque as crianças iam poder andar de patins ou skate" mas hoje só fez aumentar o calor e nao ha mais drenagem. Ou seja, na minha opinião, apenas mais uma obra eleitoreira e sem resultados positivos.

Anônimo disse...

Angra é o único lugar do mundo em que jumento come asfalto em vez de capim. Asfalto aumenta também a temperatura local em pelo menos 2 graus, mas o povo se amarra em ar condicionado mesmo.

FERNANDO MIGUEL disse...

o problema também passa pela cópia de modelos importados de cidades grandes ou mesmo do urbanismo norte americano que teve sua economia baseada no automóvel.