BLOG DO ANGRENSE URBANO...

PENSANDO E DISCUTINDO O URBANISMO DE ANGRA DOS REIS.
ANALIZANDO AS TROCAS ENTRE AS PESSOAS E O ESPAÇO URBANO ANGRENSE. O QUE UM OFERECE AO OUTRO.
ABRINDO OS OLHOS PARA O CAMINHO DO CONFORTO AMBIENTAL, AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
NÃO É UM BLOG POLÍTICO, É TÉCNICO!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O abuso do gabarito no Centro

Quando o terreno tem muito valor o proprietário tende a aproveitá-lo ao máximo. Primeiro, ocupando o lote inteiro, impermeabilizando todo o solo e ficando desprovido de jardins e janelas laterias (bom para lugar seco, péssimo para lugar úmido). Segundo, verticalizando, subindo andares um a um. Nesse caso, temos vários problemas: O impedimento do sol chegar na rua e no vizinho; a estrutura pode não estar preparada para aguentar o número final de pavimentos e causar rachaduras e/ou acidentes; e o mais nocivo é o aumento da DENSIDADE URBANA.
Aumentar a densidade significa, mais esgoto produzido por metro², aumento do trânsito de pessoas e necessidade de vagas para carros dos muitos usuários (aumento consequentemente do trânsito); aumento das filas nos serviços oferecidos na localidade (padaria, banco, corrêio etc).
Enfim, a cidade pequena passa a conviver com todos os problemas das grandes cidades. Tudo isso motivado pela especulação do uso do solo e da falta de fiscalização e/ou conivência dos órgãos competentes (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).
Além do mais, o povo só percebe o problema depois que já está praticamente irreversível, por isso a importância de se PLANEJAR!Na imagem a edificação está na área onde mais se pode construir (4 pavimentos), mesmo assim ela pois seis. Imaginem se todos resolvessem fazer a mesma coisa? Como ficaria o Centro de Angra dos Reis?

Um comentário:

Anônimo disse...

É assim que a bagunça vai se espalhando, vamos lá: quem são seus proprietários? ''Catulino'', e daí? A prefeitura esteve em negociações de dívida para com eles, parece que pagaram a prestação(devedor era a prefeitura), moram na Mombaça(qualquer semelhança de onde mora o prefeito é coincidência), chamados de família de Angra , e assim vai.